5 dicas para exportar mais e melhor
O segmento de comércio exterior está em constante evolução, o que garante melhores indicadores econômicos e novas oportunidades de negócios.
Porém, muitos empresários pensam que o mercado internacional é só para grandes empresas, que não têm potencial para entrar nesse setor.
E Isso não é verdade. Embora exportar possa não ser uma tarefa das mais simples, não chega a ser essa atividade tão assustadora como pensam.
Por isso, separamos cinco dicas simples para potencializar seus resultados nas exportações.
Boa leitura!
Planejamento estratégico
Para que sua empresa alcance sucesso no segmento de comércio exterior é imprescindível fazer um planejamento estratégico e ter objetivos bem definidos.
Para isso, faça boas pesquisas de mercado para selecionar corretamente o destino das suas exportações.
Priorize mercados com demanda identificada e que sejam adequados aos seus produtos. Leve em consideração a moeda, posição geográfica e língua, além de conhecer bem quem são os principais concorrentes e potenciais parceiros.
Saiba com quais países o Brasil possui acordos de comércio internacional
Identificar países com acordo comercial com o Brasil é fundamental para negócios mais vantajosos e consequentemente, maiores faturamentos.
Dependendo do segmento e da situação econômica do país, acordos únicos entre eles ou voltados para determinados produtos são firmados com reduções em alíquotas, ampliação de margens e condições diferenciadas.
Quem quer exportar mais e melhor precisa estar de olho nestas normativas. Para isso, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), divulga regularmente os acordos firmados e em negociação.
Conheça os regimes aduaneiros e modalidades de pagamento
A maioria dos segmentos de mercado conta com regimes aduaneiros especiais, que tornam os produtos exportados mais competitivos.
Nesses regimes, importações e exportações podem ter isenção total ou parcial de diversos impostos. Por isso é essencial ficar atento a isso!
Além disso, é necessário conhecer as diferentes modalidades de pagamento para ter maior segurança e rentabilidade na operação.
Por exemplo, na negociação é preciso entender como será realizado o pagamento do produto – e saber quais as implicações da modalidade escolhida.
Controle e gestão de informação para tomada de decisão
As normativas, leis e exceções ligadas ao comércio exterior estão em constante atualização. Não só no Brasil, mas em todo o mundo.
Portanto, a empresa precisa ter um planejamento com dados unificados, compartilhados entre os usuários e integrados aos sistemas governamentais.
As informações também precisam ser organizadas de maneira concisa tanto para atender às auditorias fiscais quanto para tomada de decisões mais assertivas no mercado.
Entenda as peculiaridades econômicas, culturais e políticas dos países
Além de conhecer seus compradores, é necessário compreender o momento em que o país deles vive, a cultura relacionada ao setor e ainda observar com cuidado os movimentos que possam interferir neste contexto.
Isso porque você consegue analisar e descobrir outras oportunidades em países onde o segmento atua de forma similar.
Sendo assim, se você quer exportar mais e melhor, é preciso estar de olho não só nas potencialidades do seu produto, mas também nas oportunidades que ele pode despertar.