Conheça 4 mitos sobre a importação que você precisa abandonar
Ao falar em comércio internacional, alguns mitos podem desencorajar empresas que estejam planejando entrar no mercado de importação e exportação.
Com certeza você já ouviu falar que importar é algo impossível, não é mesmo? Talvez devido à dura fiscalização e as burocracias envolvidas.
Mas acreditar logo de cara nestas informações pode fazer você perder boas chances de negócios. Afinal, sabemos que existem verdades e muitas mentiras exageradas nesse meio.
É por isso que neste post vamos desvendar os 4 mitos mais comuns sobre a importação. Confira!
Habilitar no RADAR é quase impossível
Atualmente, com a Instrução Normativa 1.603/15, conseguir o RADAR já não é mais um problema enorme. Agora tudo ficou mais fácil e dinâmico!
O próprio importador ou exportador pode requisitar a sua habilitação através do Portal Único Siscomex, por intermédio de uma certificação digital, com segurança e praticidade.
Se você optar pelo Radar Expresso, sua habilitação acontece em questão de segundos, e você já pode começar a importar no mesmo dia.
A documentação na importação é muito extensa e complexa
A maioria das pessoas acredita que a documentação na importação é muito extensa e complexa, por isso, nem todas as empresas conseguem cumprir esta exigência.
Porém, isso não é verdade!
Os documentos para importar são os seguintes: fatura comercial, packing list, conhecimento de embarque e alguns certificados (dependendo da mercadoria).
O que acontece é que esses documentos precisam passar por uma análise criteriosa, pois a legislação é muito exigente, mas não é impossível de cumprir.
Se você seguir um planejamento e fizer tudo conforme as regras, não vai haver erro algum.
Portanto, certifique-se de que todos estes documentos estejam corretos e atualizados.
Importação é somente para empresas grandes
Esse ainda é um mito que impede muitos empreendedores de começarem a importar e exportar.
Saiba que micro, pequenas e médias empresas também podem fazer operações no exterior. É necessário apenas fazer os registros exigidos no RADAR e no Siscomex.
Algumas pessoas acreditam que precisam de um departamento de comércio exterior instalado e desenvolvido. Porém, existem alternativas.
Se a empresa não tiver recursos ou equipe para atuar nesse setor, pode terceirizar todo o processo com uma trading ou contratar uma assessoria especializada para cuidar de toda a documentação.
Quanto ao custo, os gastos são proporcionais ao montante importado e você ainda pode conseguir preços favoráveis e melhores condições importando através de distribuidores internacionais.
Registrar a DI (Declaração de Importação) no horário certo
Essa é outra lenda clássica! É comum ouvirmos que o seu despacho aduaneiro pode ser avermelhado caso você não escolha o horário correto, registre várias DIs ao mesmo tempo e etc.
O sistema é inteligente e escolhe qual despacho aduaneiro vai ser direcionado.
Porém, não é por causa do horário ou por causa da quantidade registrada que ele será avermelhado.
Você também possuía uma destas preocupações?