O que é e como funciona a assessoria aduaneira?

As empresas exportadoras e importadoras enfrentam algumas burocracias, principalmente em relação à alfândega, ou seja, com o desembaraço aduaneiro, que gera alguns conflitos que nem sempre são bem compreendidos pelo gestor e sua equipe.

É por isso que contar com uma assessoria aduaneira facilita o trabalho e melhora o comércio exterior em sua empresa, além de otimizar os processos e reduzir custos.

Acompanhe a leitura!

O que é assessoria aduaneira?

A assessoria aduaneira é um serviço que tem como principal objetivo auxiliar a empresa em todos os trâmites que envolvem importação ou exportação de produtos, ações que geralmente são burocráticas e demandam muito tempo.

Uma assessoria ajuda os clientes na formulação dos documentos necessários para a importação e a exportação, o cálculo dos custos envolvidos, os tributos incidentes, as taxas e as melhores formas de contratação, além de trabalhar com o despacho aduaneiro de mercadorias.

Assim, os processos são realizados da maneira correta e conforme as leis que regulamentam o setor, sem que haja o risco de erros e imprevistos que poderiam trazer grandes transtornos durante a importação ou exportação.

Importância da assessoria aduaneira

Ao optar pela assessoria aduaneira, sua empresa terá inúmeros benefícios, como a agilidade na tomada de decisão a partir da consultoria de profissionais especializados e experientes.

O processo de importação e exportação envolve muitas fases. É preciso lidar com representantes de compra ou venda, órgãos governamentais, entidades comerciais, armazéns alfandegados, entre outros. Além, é claro, de expedir a documentação obrigatória.

O papel da assessoria é justamente a simplificação e otimização do trabalho.

Com uma consultoria adequada, todo o procedimento é feito de forma personalizada ao analisar a logística, o produto e as melhores estratégias.

Além disso, os procedimentos realizados pela assessoria aduaneira proporcionam maior praticidade e segurança durante toda a transação.

Isso porque essa ajuda especializada garante os conhecimentos na área de Direito Aduaneiro, o que reduz os riscos de a empresa receber autuações da parte da Receita Federal.

Outra razão para a contratação de uma assessoria é que a legislação aduaneira é muito dinâmica e se modifica rapidamente. Sendo assim, é necessário contar com quem entende do assunto.

Vantagens da assessoria aduaneira

Contar com a intermediação de uma assessoria aduaneira pode garantir muitos benefícios, além dos já citados. São exemplos:

  • Possibilidade de efetuar estudos tributários conforme a área em que a empresa atua;
  • Substituição de uma equipe interna de especialistas em comex (comércio exterior), que nem sempre possível para uma empresa manter;
  • Possibilidade de realizar o planejamento das operações aduaneiras, visando aprimorar a logística por meio da redução de custos e da otimização do tempo;
  • Conhecimento aprofundado dos diferentes tipos de regimes aduaneiros especiais que vão contribuir para a empresa efetuar operações mais lucrativas e enxutas;
  • Atendimento às demandas jurídicas, como mandados de segurança e a viabilização da restituição de impostos — dessa maneira, o gestor não sofrerá processos ou será obrigado a pagar mais de certos impostos ou taxas;
  • Elaboração de pareceres técnicos;
  • Realização de atividades como a revisão da classificação fiscal dos produtos;
  • Identificação de todos os tributos incidentes sobre exportação/importação (o SISCOSERV é uma declaração obrigatória).

Para quem é indicado contratar uma assessoria aduaneira?

Qualquer empresa que atue em comércio exterior se beneficiará muito da contratação de uma assessoria aduaneira.

Isso porque os processos serão terceirizados, garantindo um trabalho mais rápido, seguro, barato e sem erros.

Segue abaixo alguns sinais de que sua empresa precisar investir em uma assessoria especializada:

  • Deseja reduzir riscos e custos financeiros dos processos de importação e exportação;
  • Atua no setor com o auxílio de despachantes aduaneiros, mas sente falta de um apoio maior para questionamentos do cotidiano e planejamento estratégico;
  • Não tem habilitação para fazer um processo de importação e exportação;
  • Gostaria de adquirir produtos importados, mas vê a documentação necessária como algo muito difícil de conseguir;
  • Não consegue calcular bem os custos e prazos e fica em dúvida sobre a viabilidade de um processo de importação e exportação;
  • Não conhece todas as regras de importação e exportação e tem receio de cometer erros e acabar pagando muito mais caro no final;
  • Não consegue calcular com precisão os impostos em cada operação;
  • Deseja ampliar a atuação e o faturamento da empresa.

E sua empresa? Já conta com assessoria aduaneira para realizar as atividades de exportação/importação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *