O que é seguro de transporte internacional de carga?
Ao importar produtos de qualquer país, principalmente de lugares mais distantes, uma das maiores preocupações de empresas que trabalham com Comércio Exterior é manter as mercadorias protegidas durante os processos.
Porém, muitos importadores ainda acham que contratar um seguro internacional de carga é uma despesa e não uma proteção da sua mercadoria.
Mas deixar de fazer o seguro internacional é uma escolha correta?
Apesar do seguro para a carga não ser obrigatório, a sua importância é imprescindível para evitar prejuízos caso surja algum imprevisto.
O seguro garante a cobertura a eventuais incidentes como perdas, avarias e extravios durante todo o processo de viagem por terra, céu e mar.
Quer saber como essa modalidade de seguro funciona exatamente? Continue a leitura e confira!
O que é o seguro internacional de cargas na importação?
O seguro de transporte internacional de carga é um contrato que visa cobrir danos à carga transportada dos mais variados tipos, principalmente contra um sinistro.
Um sinistro no seguro internacional de carga refere-se a qualquer evento em que o bem segurado possa sofrer.
Portanto, o seguro é uma maneira de proteger sua mercadoria de qualquer eventualidade que possa acontecer.
O seguro de transporte internacional de cargas segue a estrutura dos contratos de importação e exportação. A contratação é baseada no Incoterms, que definem, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e as obrigações recíprocos do exportador e do importador.
Para isso, existem três categorias de seguro possíveis:
- Tipo ampla A: oferece garantia em caso de perda total da mercadoria em caso de acidente ocorrido ou qualquer dano externo causado, incluindo até mesmo roubo.
- Tipo restrito B: oferece garantia de prejuízo parcial e até perda total da carga, em caso de acidente ocorrido com o meio de transporte utilizado.
- Tipo restrito C: oferece garantia em caso de perda total da mercadoria em caso de acidente ocorrido com o meio de transporte utilizado. Além disso, é possível contratar coberturas adicionais, como Adicional de Classificação de Navios, Embarque Aéreo Sem Valor Declarado, Guerras e Greves, entre outros.
Além da indenização para eventuais danos, o seguro de carga pode cobrir impostos, frete, lucros esperados e despesas diversas.
Quais são os seguros obrigatórios para o transportador internacional?
Confira a seguir alguns seguros obrigatórios para os transportadores:
RCA-C
O Seguro de Responsabilidade Civil do Armador de Cargas (RCA-C) é obrigatório para transportadores marítimos, fluviais e lacustres no Brasil ou no exterior. Ele cobre danos que podem ocorrer à carga durante o transporte aquático.
RCTR-VI
O Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (RCTR-VI) é válido para o transporte em países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai). Esse seguro cobre danos contra acidentes que possam acontecer nesses países.
Qual é o custo de contratar o seguro internacional de carga?
O custo do seguro internacional de carga é calculado de acordo com muitas variáveis, dentre elas temos:
– Modalidade do seguro (importação e exportação, responsabilidade civil e nacional e etc);
– Qual tipo de transporte utilizado;
– Qual o valor total da carga transportada;
Vale ressaltar que o custo do seguro deve ser declarado na Declaração de Importação (DI). Caso não seja declarado ou o seja feito de maneira incorreta, a empresa está sujeita às penas impostas pela Receita Federal.
Como contratar o seguro internacional de carga?
Como já falamos acima, a contratação de um seguro de transporte internacional de carga segue os Incoterms (uma abreviação de International Commercial Terms).
Esse termo determina a obrigação de cada um dos envolvidos com o transporte de cargas para o exterior, ou seja, garantem os direitos e deveres de importadores e exportadores.
Além disso, a contratação do seguro deve ser feita de acordo com os riscos que a viagem oferece e também de acordo com as condições de compra e/ou venda envolvidas na negociação.
Outro detalhe muito importante é que os seguros podem ser contratados pelos donos das mercadorias ou por quem está vendendo ou ainda pelos seus representantes ou operadores logísticos. Isto fica acordado durante a negociação entre as partes.
O primeiro passo para contratar um seguro de transporte internacional de carga é contar com uma corretora experiente e reconhecida para garantir mais tranquilidade ao processo.
Ao fazer o transporte internacional de carga, existem diversos riscos que podem prejudicar sua empresa, como acidentes e roubos. Por isso, é essencial a contratação do seguro para a proteção de suas mercadorias.