Quais cuidados tomar ao contratar uma empresa de comércio exterior?

Na hora de escolher uma empresa de comércio exterior para cuidar da logística internacional do seu negócio devem ser levados em consideração uma série de fatores, além das soluções de alta qualidade e preços competitivos.

Contar uma empresa de comércio exterior reconhecida é fundamental para evitar riscos que podem acarretar em prejuízos ou danos à sua reputação no mercado.

Para ajudar na busca pelo parceiro ideal, preparamos este post com algumas dicas e cuidados que você deve tomar para garantir que suas operações sejam realizadas de forma eficiente e segura.

Acompanhe!

Verifique se a empresa oferece soluções de logística integrada

Ao buscar uma empresa de comércio exterior, você deve procurar um parceiro que seja capaz de oferecer soluções completas, que incluam não apenas o frete aéreo ou marítimo de suas mercadorias, mas também o processo de desembaraço aduaneiro, contratação de seguro, transporte rodoviário, armazenamento e quaisquer outros serviços necessários.

Assim, ela vai cuidar de todos os processos logísticos de forma integrada e você economizará muito mais tempo. Afinal, tudo que você precisa fazer é monitorar o andamento.

Confira se a empresa tem uma forte rede de parceiros globais

Esse é outro fator importante a se considerar ao escolher uma empresa de comércio exterior para cuidar das suas operações logísticas.

Se a empresa especializada fizer parte de uma rede de parceiros de confiança, ela terá todo o apoio necessário para representar suas demandas internacionais.

Portanto, analise suas conexões tanto no país em que a empresa está localizada, quanto ao redor do mundo.

Saiba se a empresa garante a infraestrutura ideal para representar sua carga onde você precisa

É de extrema importância contratar uma empresa de comércio exterior que possua infraestrutura de qualidade no país para o qual você precisa importar ou exportar.

Isso porque você terá a garantia de que seu parceiro tem toda a experiência na condução de operações naquela região, sabendo qual a melhor maneira de executar sua operação e como lidar com toda a documentação adequadamente.

Certifique-se de que a empresa possui estabilidade financeira

Isso é fundamental para que o seu negócio não sofra nenhum tipo de prejuízo durante operações de importação e exportação.

Por isso, escolha bem os seus parceiros em termos de estabilidade financeira e confiabilidade. Caso contrário, isso pode significar danos irreparáveis para sua empresa.

Sendo assim, sempre analise seu histórico e evite associar-se a uma empresa sem credibilidade no mercado.

Você também pode verificar se ela está listada na FDRS (Forwarders Debt Recovery Services).

Analise a qualidade do atendimento da empresa

Também é preciso analisar a qualidade do seu atendimento ao consumidor.

Isso porque uma empresa de comércio exterior responsável deve ter um canal de comunicação direto e sempre aberto para que você possa monitorar de perto cada etapa da operação e garantir que tudo esteja funcionando como planejado.

Veja o portfólio de operações da empresa e busque referências externas

Por último, mas não menos importante, antes de fechar um contrato com uma empresa de comércio exterior, é importante ouvir o feedback de outros clientes e analisar cuidadosamente o seu portfólio de operações.

Assim, você já vai saber o que se pode esperar da empresa e evitará possíveis decepções com os seus serviços.

Como vimos neste artigo, escolher a empresa de comércio exterior ideal para atender sua empresa vai muito além de analisar o custo-benefício oferecido.

Visite nosso site para saber mais sobre os nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *