Você sabe o que é Booking no comércio exterior?

O Booking, também chamado de Reserva de Praça, diz respeito à reserva de espaços para a carga na embarcação selecionada, em uma data específica.

A formalização é feita pelo importador ou exportador junto ao transportador de qualquer modal (marítimo, aéreo, ferroviário) com a maior antecedência possível.

O Booking se trata de um serviço pago e quanto antes forem feitas as cotações, maiores são as chances de encontrar a melhor oferta de espaço.

Na cotação do frete é levado em consideração o valor deste entre os pontos de chegada e saída da carga, bem como as taxas extras como os custos habituais inerentes ao transporte de mercadorias.

Algumas informações são requisitos essenciais para realizar um Booking de forma segura. Elas devem estar claras e corretas para evitar problemas:

  • Porto de embarque e desembarque da carga;
  • Percurso e a data de saída pretendidos;
  • Descrição da carga (destacando caso ela seja perecível ou perigosa);
  • Peso e tamanho cúbico da carga (LCL ou FCL, nesse caso, incluindo tipo e tamanho do contêiner);
  • Informações completas do importador e exportador;
  • Condição de pagamento (prepaid ou collect);
  • Incoterm.

Quais são as etapas do Booking?

Etapa comercial

Essa é a etapa de negociação.

Durante essa fase é importante fazer comparações de valores entre transportadoras e, principalmente contar com uma equipe profissional que garanta que toda a documentação esteja preparada e organizada, mesmo que ela não seja obrigatória nesse momento.

Vale lembrar que a obrigação da reserva é de quem irá pagar o frete.

Etapa aduaneira

É o processo de despacho da importação ou exportação em si, no qual são verificadas as exatidões dos dados que foram declarados pelo contratante do Booking sobre as mercadorias.

Toda mercadoria deve ser submetida a despacho de importação e toda a documentação deve ser apresentada ao aduaneiro responsável pela carga.

Ao agendar um Booking, ele deve ser cumprido. Seu cancelamento de última hora pode gerar multas, além de ser negativo para a credibilidade da sua empresa junto ao armador.

Etapa logística

Após o despacho, o processo logístico de transporte da carga garante que a mercadoria chegue ao destino final, de acordo com os padrões de qualidade, prazos e menor custo possível.

Dicas sobre o Booking

  • A credibilidade no transporte é de extrema importância e deve ser preservada a todo custo.
  • Ao se deparar com algum problema que impeça a entrega da mercadoria para transporte, deve-se comunicar o armador imediatamente para que cancele a praça e a dedique a outra empresa.
  • Além de perder credibilidade em caso de não-cumprimento da reserva de praça, o armador poderá, com toda a razão, exigir o pagamento do frete morto.
  • Como existem poucos armadores em cada linha, é sempre temerário perder a possibilidade de reserva de praça com algum armador que possa vetá-lo.
  • Embora os armadores sejam independentes, os constantes cancelamentos e/ou não-cumprimento de compromissos gira em velocidade recorde no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *